Ir direto para menu de acessibilidade.
> Painéis de Dados > Utilidade Pública > Recuperação das Redes

Acima, navegue pelas abas para visualizar outros temas e utilize os filtros para obter os dados de interesse. Assista ao vídeo que demonstra o uso dos Painéis de Dados.


Este painel trata da atual situação das redes de telefonia móvel em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, estados impactados por chuvas intensas que ocasionaram o alagamento das cidades e áreas rurais, provocando, além de mortes e desabrigados, a destruição de casas, ruas, postes, rodovias, hospitais, entre outros, e repercussões severas nas infraestruturas de água, energia e telecomunicações.

A Anatel vem adotando medidas para o enfrentamento dessa situação de emergência, como a coordenação das prestadoras de serviços de telecomunicações na avaliação e resposta aos incidentes e o compartilhamento de informações entre os agentes setoriais e órgãos de governo.

O principal objetivo é recuperar os serviços afetados da forma mais ágil possível, pois as comunicações exercem função fundamental tanto para os órgãos de defesa civil, quanto para a população localizada nas regiões afetadas. 

Abaixo, segue gráfico que representa os impactos nas redes de telefonia móvel, por dia, numa visão consolidada do município (todas as prestadoras):

 
 

Já os gráficos a seguir representam os impactos nas redes de cada prestadora:

 

 

 

 
 

 

 

 

 

 

 

Na tabela abaixo estão disponibilizadas todas as informações declaradas pelas operadoras, quanto à situação em cada município, por dia. A partir dessa tabela também é possível verificar a lista diária de municípios com afetação total, isto é, que não têm sinal de nenhuma operadora disponível. Para isso, basta selecionar a opção "TOTAL" na coluna "Afetação Geral no Município":

 

Já no mapa a seguir é possível compreender a abrangência dos impactos. Selecione uma data de boletim, nos filtros localizados na parte superior do painel, para visualização das informações:

 
 

Roaming entre prestadoras

Desde o dia 02/05/24, as prestadoras iniciaram a abertura do Roaming entre si, conforme protocolo determinado pela Agência, que é o serviço que permite ao cidadão se manter conectado com rede de outra prestadora quando a sua prestadora original sai do ar, de forma gratuita e, na grande maioria dos casos, sem necessidade de configurações no celular.

Portanto, em alguns municípios em que determinada prestadora está com sua infraestrutura 100% afetada, os clientes estão sendo atendidos pelo sinal de outras prestadoras que estejam ativas.

Caso o celular não se conecte automaticamente a outra rede, orientamos que seja realizada a ativação do roaming nas configurações do aparelho bem como a “Seleção automática de rede”, para que o aparelho busque a conexão.

A facilidade do roaming estará ativa até que as prestadoras alcancem a recuperação dos serviços monitorados pela Agência.

Alertas de Emergência

As prestadoras de telefonia móvel também oferecem à defesa civil o serviço de alertas de emergência à população em situação de risco de desastres por meio de mensagens SMS, mediante cadastro.

Para consultar os alertas enviados no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, acesse o painel sobre o uso de ferramentas para notificações em caso de desastres.

Para saber mais sobre os alertas de emergência, acesse a página "Notificação de Alertas de Desastres".

 
 
Nós protegemos seus dados

Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Saiba como usamos seus dados em nosso Aviso de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar cookies”, você concorda com os Termos de Serviço e a Política de Privacidade da Anatel e terá acesso a todas as funcionalidades do site.