Ir direto para menu de acessibilidade.
> Painéis de Dados > Acompanhamento e Controle

Acima, navegue pelas abas para visualizar outros temas e utilize os filtros para obter os dados de interesse. Assista ao vídeo que demonstra o uso dos Painéis de Dados.


Uma das atividades da Anatel, na regulação setorial, é fiscalizar e controlar o cumprimento das normas, sejam advindas de Lei, de Contratos ou de Regulamentos relacionados ao setor de telecomunicações. Com base no acompanhamento sistemático de dados setoriais, a Anatel identifica indícios de irregularidades e instaura um Procedimento para Apuração de Descumprimento de Obrigações (Pado) para averiguá-las.

O Pado rege-se pela Lei nº 9.784/1999, sobre processo administrativo na Administração Pública Federal, e segue rito definido no Regimento Interno da Agência, assegurando direito de ampla defesa e contraditório ao autuado. Após defesa, caso caracterizada a infração, a Anatel aplica as sanções previstas em Lei. As sanções são aplicadas para reprimir o descumprimento de obrigações e prevenir novas infrações.  A punição mais utilizada pela Agência ao longo do tempo foi a sanção de multa. O interessado tem direito à apresentação de recurso administrativo contra a decisão. 

titulo do objeto

 

titulo do objeto

 

titulo do objeto

 
 

titulo do objeto

 


Ao longo do tempo, a Anatel dedicou-se a prover maior celeridade ao julgamento dos processos instaurados, visando o efeito educativo da pena e a maior eficiência do processo sancionador.

O gráfico abaixo retrata a quantidade de processos ativos simultaneamente, evidenciando o esforço em decidir os processos administrativos instaurados em um menor tempo de tramitação.

titulo do objeto

 

titulo do objeto

 


O próximo gráfico retrata a porcentagem de conclusão dos processos por ano de instauração, o que ajuda a perceber a idade dos processos em trâmite. O trâmite de alguns processos mais antigos pode estar relacionado com decisões judiciais que afetam o seu curso regular, ou à suspensão em decorrência de Termo de Ajustamento de Conduta, que é mais um instrumento com objetivo de levar as prestadoras reguladas ao cumprimento das normas.

titulo do objeto

 

titulo do objeto

 


As visões abaixo exibem as quantidades de Pados instaurados por serviço de telecomunicações e também por prestadora regulada.

titulo do objeto

 

titulo do objeto

 


A maior parte dos processos foi instaurada para apurar infrações a normas técnicas de engenharia, relacionadas com a prevenção a interferências e à prestação de serviços de telecomunicações sem o devido licenciamento, dentre outras.

Abaixo tem-se relatório dinâmico, que pode ser alterado movendo os itens de interesse: Ano de Instauração, CPF/CNPJ, Grupo Econômico, Serviço e Status do Processo.

titulo do objeto

  

Em dezembro de 2015, a Agência implementou o Sistema Eletrônico de Informações – SEI, que facilita a tramitação processual e permite um melhor acompanhamento dos Pados. Uma das inovações do SEI é a classificação temática dos processos. Embora essa visão não esteja disponível para todos os processos, é possível consultar os Pados que tramitaram pelo SEI também por tema.

titulo do objeto

 


Com o SEI, a Agência proporcionou maior transparência do trâmite de cada Pado à sociedade, pois possibilita acesso ao processo a qualquer interessado por meio de uma consulta simples no sistema

Em alguns casos, quando há processos que apuram infrações semelhantes, contra um mesmo interessado, a Anatel pode anexá-los e emitir uma única decisão. Um Pado pode ter como resultado uma punição, como previsto no art. 173 da Lei nº 9.472/1997 (advertência; multa; suspensão temporária; caducidade; e declaração de inidoneidade) ou a descaracterização da infração. A aplicação de sanções segue, ainda, o Regulamento de Aplicação de Sanções Administrativas. 

titulo do objeto

 

A punição mais comum pelo descumprimento das regras que regem os serviços de telecomunicações no Brasil é a multa ou sanção pecuniária. Em caso de não pagamento após o encerramento do trâmite administrativo, a multa segue para cobrança administrativa e, mantendo-se a inadimplência, a cobrança é feita em esfera judicial, por ação da Advocacia Geral da União. 

titulo do objeto

 

titulo do objeto

 
 

titulo do objeto

 

titulo do objeto

 

Verifica-se que, na maioria dos casos, os apenados pagam as multas aplicadas. Todavia, esse grupo representa uma parcela menor do valor das multas resultantes dos Pados da Anatel, o que evidencia que os apenados costumam levar a discussão das multas mais altas ao Poder Judiciário. Em muitos casos, para que seja viabilizada essa discussão judicial, são exigidos depósitos dos valores em garantia.

Abaixo tem-se relatório dinâmico, que pode ser alterado movendo os itens de interesse: Grupo Econômico e Serviço.

titulo do objeto

 
Nós protegemos seus dados

Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Saiba como usamos seus dados em nosso Aviso de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar cookies”, você concorda com os Termos de Serviço e a Política de Privacidade da Anatel e terá acesso a todas as funcionalidades do site.