Ir direto para menu de acessibilidade.
> Painéis de Dados > Infraestrutura

Acima, navegue pelas abas para visualizar outros temas e utilize os filtros para obter os dados de interesse. Assista ao vídeo que demonstra o uso dos Painéis de Dados.


Este painel apresenta dados sobre a cobertura da telefonia móvel no país.

A estimativa da cobertura móvel envolve as seguintes variáveis: tecnologias, frequências, localização das estações, altura e direção das antenas, potências dos transmissores, edificações e relevo.

Os resultados obtidos foram comparados a diversas medidas de campo com o intuito de tornar a informação mais precisa possível.

Os dados atendem as melhores práticas de mercado e podem ser utilizados como referência. No entanto, por tratarem de uma estimativa, podem eventualmente não representar com exatidão a cobertura móvel real. Veja os detalhes técnicos sobre como os dados foram obtidos.

Acesse também o site de sua operadora para ter mais informações sobre a sua cobertura móvel.

Abaixo estão disponíveis a porcentagem de Moradores Cobertos, Domicílios Cobertos ou Área Coberta. Na barra de filtros, utilize o campo "Medida" para alternar entre as informações apresentadas nos gráficos e tabelas.

 
 
 
 
 
 

O mapa e gráfico a seguir trazem as informações do percentual de cobertura, as localidades IBGE e não IBGE e a área coberta por município. Selecione a UF para a visão por municípios. Ao selecionar um município, é possível visualizar as informações dos setores com ou sem cobertura. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Confira a cobertura por UF e evolução de cobertura móvel.

  

 
 

A tabela a seguir traz os dados municipais de cobertura agregados para todas as operadoras, além das informações gerais dos municípios (área em km², número de moradores e de domicílios).

 
 
 

A tabela abaixo fornece os dados municipais de cobertura por operadora.

 
 

 


Confira o resumo da cobertura móvel por prestadora. 

  

Cobertura nas Localidades

A seguir são apresentadas as informações sobre a cobertura móvel nas diferentes localidades das Unidades da Federação.

As localidades estão categorizadas como: aldeia indígena, áreas urbanas isoladas (AUI), cidade, lugarejo, núcleo, povoado, projeto de assentamento e vila.

As localidades aqui apresentadas abrangem conjuntos de setores censitários - unidades territoriais demarcadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para realizar a coleta de dados de suas pesquisas domiciliares. Na lista apresentada neste painel, algumas localidades foram agregadas considerando a existência de continuidade urbana, com o objetivo de facilitar a definição de políticas públicas de compromissos de abrangência. Nesses casos, não são exibidos os percentuais de cobertura dessas localidades por tais informações já estarem associadas às suas localidades agregadoras.

 
 
 
 
 
 
 
 
 


Observação
: são consideradas localidades com cobertura aquelas que possuem mais de 95% de sua área coberta.
A tabela a seguir traz os dados de cobertura das localidades agregados para todas as operadoras, além das informações gerais (área em km², número de moradores e de domicílios). Também apresenta as localidades com algum tipo de compromisso de cobertura (algumas localidades podem apresentar duplicidade na tabela devido a existência de mais de uma obrigação).

titulo do objeto

 
 
 
 

A tabela abaixo traz os dados de cobertura das localidades por operadora.

titulo do objeto

 
  

  


Localidades não IBGE

A seguir, apresentamos as localidades que não estão incluídas no mapeamento de setores censitários do IBGE. Essas localidades foram identificadas de várias maneiras, dentre elas:

a) Prospecções de localidades realizadas pelas concessionárias de telefonia fixa no âmbito do Plano Geral de Metas de Universalização - PGMU;

b) Solicitações de atendimento com serviços de telecomunicações a esses locais;

c) Levantamentos de comunidades quilombolas realizados pela Fundação Palmares e pelo Incra.

 A tabela abaixo traz os dados de presença ou não de cobertura nas localidades não IBGE.

titulo do objeto

 
 

 

 A tabela abaixo traz os dados de presença ou não de cobertura nas localidades não IBGE, por operadora.

titulo do objeto

 
 

  


Entenda melhor

Localidade é toda parcela circunscrita do território nacional que possua um aglomerado de habitantes caracterizado pela existência de domicílios permanentes e adjacentes, na forma estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que forme uma área continuamente construída com arruamento reconhecível ou disposta a uma via de comunicação.

Este conceito de localidade adotado pela Anatel está previsto no Plano Geral de Metas para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado Prestado no Regime Público, aprovado pelo Decreto nº 10.610/2021.

As localidades podem ser consultadas no site do IBGE, onde também são apresentadas suas classificações.

 
 
 
 
 
Nós protegemos seus dados

Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Saiba como usamos seus dados em nosso Aviso de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar cookies”, você concorda com os Termos de Serviço e a Política de Privacidade da Anatel e terá acesso a todas as funcionalidades do site.