Ir direto para menu de acessibilidade.
> Painéis de Dados > Espectro e Órbita > GAISPI - Liberação e Planejamento 3,5 GHz

Acima, navegue pelas abas para visualizar outros temas e utilize os filtros para obter os dados de interesse. Assista ao vídeo que demonstra o uso dos Painéis de Dados.


Neste painel há informações sobre a liberação e o planejamento para a liberação do uso da faixa de 3.300 MHz a 3.700 MHz (faixa de 3,5 GHz), conforme Edital 5G (Licitação nº 1/2021-SOR/SPR/CD-ANATEL).

A Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) realiza as atividades para a liberação dessa faixa observando as diretrizes aprovadas pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI), criado pelo Edital 5G e presidido pela Anatel.


Municípios liberados (em verde no mapa abaixo)

Municípios em que já tenha sido atingida a data prevista no cronograma de liberação, de acordo com o item 6.3 do Anexo IV do Edital 5G ou, no caso de antecipação, municípios em que o GAISPI tenha decidido pela possibilidade de antecipação após avaliar o atingimento das condições necessárias:

  • o início das atividades para migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas (TVRO) da banda C satelital para a banda Ku, em especial, a distribuição de kits e a campanha de comunicação; e
  • a conclusão das atividades para desocupação da faixa de 3.625 MHz a 3.700 MHz, o que inclui a mitigação de interferências em estações do Serviço Fixo por Satélite (FSS) que operam na faixa de 3.700 MHz a 4.200 MHz.

Nos municípios liberados, as prestadoras do SMP proponentes vencedoras da faixa de 3,5 GHz podem licenciar estações para uso da faixa.


Municípios com planejamento aprovado (em amarelo no mapa abaixo)

Municípios em que o GAISPI já tenha aprovado o cronograma operacional da EAF contendo o planejamento das atividades necessárias para a liberação da faixa de 3,5 GHz.

Nos municípios com planejamento aprovado, as prestadoras do SMP proponentes vencedoras da faixa 3,5 GHz precisam aguardar a liberação do município e, consequentemente, não podem licenciar estações para uso da referida faixa.

 
 
 
 
 
 

 

 
 

 
 

 
 

 

Saiba mais

Para informações específicas sobre a implantação do 5G, é necessário entrar em contato com a prestadora responsável pela respectiva rede.

A Anatel também disponibiliza outros painéis de dados com assuntos relacionados ao 5G:

Nós protegemos seus dados

Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Saiba como usamos seus dados em nosso Aviso de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar cookies”, você concorda com os Termos de Serviço e a Política de Privacidade da Anatel e terá acesso a todas as funcionalidades do site.