Ir direto para menu de acessibilidade.


Resolução Interna Anatel nº 301, de 25 de março de 2024

Publicado: Segunda, 25 Março 2024 09:09 | Última atualização: Quinta, 28 Março 2024 11:07 | Acessos: 143
 

Altera a Resolução Interna nº 38, de 09 de agosto de 2021, que dispõe sobre a Política de Governança e Gestão Executiva (PGGE) da Agência Nacional de Telecomunicações e dá outras providências.

 

Observação: Este texto não substitui o publicado no Boletim de Serviço Eletrônico de 25/3/2024.

 

O CONSELHO DIRETOR DA AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 133 do Regimento Interno da Anatel, aprovado pela Resolução nº 612, de 29 de abril de 2013,

CONSIDERANDO os compromissos internacionais e as diretrizes do Governo Federal sobre desenvolvimento socioambiental sustentável;

CONSIDERANDO deliberação tomada em seu Circuito Deliberativo nº 88 de 25 de março de 2024;

CONSIDERANDO o constante dos autos do processo nº 53500.055892/2019-20, em especial, o Voto nº 46/2024/PR (SEI nº 11712676),

RESOLVE:

Art. 1º Alterar a ementa da Resolução Interna nº 38, de 09 de agosto de 2021, que dispõe sobre a Política de Governança e Gestão Executiva (PGGE) da Agência Nacional de Telecomunicações e dá outras providências, que passa a vigorar com as seguintes alterações:

“Aprova a Política de Governança, Gestão Executiva e Responsabilidade Socioambiental da Agência Nacional de Telecomunicações (PGGR) e dá outras providências.”

Art. 2º Alterar a Resolução Interna nº 38, de 09 de agosto de 2021, que passa a vigorar com as seguintes modificações:

“Art. 1º Aprovar a Política de Governança, Gestão Executiva e Responsabilidade Socioambiental da Agência Nacional de Telecomunicações (PGGR), na forma do Anexo I a esta Resolução Interna." (NR)

Art. 3º Alterar a redação do título do Anexo I da Resolução Interna nº 38, de 09 de agosto de 2021, que passa a vigorar com as seguintes modificações:

Anexo I

"POLÍTICA DE GOVERNANÇA, GESTÃO EXECUTIVA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DA ANATEL"(NR)

Art. 4º Alterar o Anexo I da Resolução Interna nº 38, de 09 de agosto de 2021, que passa a vigorar com as seguintes modificações:

“Art. 1º A Política de Governança, Gestão Executiva e Responsabilidade Socioambiental da Agência Nacional de Telecomunicações consiste no conjunto de princípios, diretrizes, estruturas organizacionais, responsabilidades e mecanismos de transparência, que visam a direcionar, monitorar, supervisionar e avaliar a atuação da gestão estratégica da Anatel.

§ 1º A Política de Governança, Gestão Executiva e Responsabilidade Socioambiental alinha-se ao Planejamento Estratégico da Anatel e tem por objetivo nortear as ações institucionais da Agência quanto à promoção do desenvolvimento sustentável.

§ 2º Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) deverão ser observados nas ações promovidas pela Anatel por meio desta Política. (NR)

...

Art. 5º Acrescentar os incisos XIII, XIV, XV, XVI, XVII do art. 2º,  incisos X e XI do art. 3º e incisos XI, XII, XIII e XIV do art. 4º do Anexo I da Resolução Interna nº 38, de 09 de agosto de 2021, que passam a vigorar com as seguintes modificações:

"Art. 2º ...

...

XIII - Desenvolvimento Sustentável: desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de suprir suas próprias necessidades;

XIV - ESG:  é o acrônimo do termo, em inglês, Environmental, Social and Governance, e se trata de um conjunto de critérios ambientais, sociais e de governança, a serem considerados, na avaliação de riscos, oportunidades e respectivos impactos, com objetivo de nortear atividades e é usado como a inclusão de fatores ambientais, sociais e de governança nos programas, projetos, processos, atividades e tarefas da Anatel;

XV - ODS: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - apelo global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade;

XVI- Responsabilidade Socioambiental: atuação que incorpora aspectos ambientais, sociais e de governança nas práticas administrativas e regulatórias da Agência, abrangendo a gestão ética e transparente de suas ações. 

XVII - Sustentabilidade: capacidade de interagir com o mundo, considerando os aspectos ambientais, sociais e econômicos, de modo a atender as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades." (NR)

"Art. 3º ...

...

X – responsabilidade socioambiental;

XI – equidade, diversidade e inclusão social;

"Art. 4º São diretrizes da Política de Governança, Gestão Executiva e Responsabilidade Socioambiental da Anatel:

...

II - incentivar a eficiência, a eficácia e a efetividade dos projetos e processos de negócio, mediante execução ordenada, ética e econômica;

...

XI – fortalecer e disseminar a cultura sustentável na Agência e no setor regulado;

XII – promover a inclusão social com foco na diversidade e objetivando coibir qualquer tipo de discriminação;

XIII – sensibilizar e conscientizar servidores e colaboradores para questões voltadas à responsabilidade socioambiental;

XIV – incentivar a inovação e a integração de tecnologias e processos que resultem em soluções sustentáveis e orientadas aos usuários dos serviços prestados pela Agência, à sociedade em geral e às demais partes interessadas."(NR)

...

XV – classificar as análises de impacto regulatório e de resultado regulatório de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

...

§ 1º As superintendências deverão realizar a classificação a que se refere o inciso XV deste artigo para os processos cujas matérias se relacionem diretamente com a Agenda 2030 da ONU.

§ 2º O Superintendente Executivo deverá observar o atendimento, pelas superintendências, da previsão contida no parágrafo anterior quando da avaliação e encaminhamento de matérias a serem submetidas à apreciação do Conselho Diretor.

Art. 6º  Acrescentar o parágrafo único ao art. 15º do Anexo I da Resolução Interna nº 38, de 09 de agosto de 2021, que passa a vigorar com a seguinte modificação:

"Art. 15. Compete ao Comitê Interno de Governança – CIG:

...

Parágrafo único - Os representantes de gabinete de Conselheiro designados para compor o CIG poderão participar, na condição de ouvinte, das reuniões dos Fóruns Temáticos da Gestão Executiva da Anatel, bem como acompanhar as suas respectivas proposições técnicas; (NR)"

Art. 7º Alterar a redação do art. 21 do Anexo I da Resolução Interna nº 38, de 09 de agosto de 2021, que passa a vigorar com as seguintes modificações:

"Art. 21 A CGE reunir-se-á, a qualquer tempo, por convocação de seu Coordenador.

...

§ 2º As reuniões serão consolidadas em Registro de Reunião, contendo data de realização, indicação dos membros presentes, itens da pauta, resumo dos principais assuntos tratados, manifestações expressamente solicitadas e deliberadas." (NR)

Art. 8º Alterar o Anexo II da Resolução Interna nº 38, de 09 de agosto de 2021, que passa a vigorar com as seguintes alterações:

Item

Instrumento

Competência da CGE

Responsável

1

Plano de Dados Abertos (PDA)

aprovar

SUE

2

Plano Diretor da Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC)

aprovar

SGI

3

Plano de Transformação Digital (PTD)

aprovar

SUE

4

Plano de Gestão de Riscos (PGR)

aprovar

SUE

5

Portfólio de Projetos Estratégicos (PPE)

opinar

SUE

6

Plano de Gestão Tático (PGT)

opinar

SUE

7

Agenda Regulatória (AR)

opinar

SPR

8

Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP)

opinar

SAF

9

Plano de Uso do Espectro (PUE)

opinar

SOR

10

Plano Orçamentário (PO)

opinar

SAF

11

Plano de Integridade (PI)

opinar

UGI

12

Plano de Comunicação Social da Anatel (PCS)

opinar

APC

13

Plano de Contratações Anual (PCA)

opinar

SAF

14

Plano de Fiscalização Regulatória (PFR)

opinar

SUE

Art. 9º Alterar o Anexo III da Resolução Interna nº 38, de 09 de agosto de 2021, que passa a vigorar com as seguintes alterações:

Art. 10. Esta Resolução Interna entra em vigor em 1º de abril de 2024.

CARLOS MANUEL BAIGORRI
Presidente

 

Nós protegemos seus dados

Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Saiba como usamos seus dados em nosso Aviso de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar cookies”, você concorda com os Termos de Serviço e a Política de Privacidade da Anatel e terá acesso a todas as funcionalidades do site.